Filipe Ret

Filipe Ret

Contato
PRESS KIT

Filipe Ret está entre os rappers cariocas de maior destaque no cenário nacional. Considerado um fenômeno nas redes sociais e nos palcos, o mc vem conquistando uma legião de jovens no Brasil todo com sua levada sedutora, letras filosóficas e às vezes agressivas e debochadas.

Com uma estética original, difícil de ser rotulada, Ret têm influências que vão da MPB, que seus pais ouviam em casa, até o funk e o pagode, que embalou boa parte de sua juventude nas ruas do Catete (bairro próximo ao Centro do Rio de Janeiro, citado com frequência em suas letras). Por outro lado, não nega sua admiração pelo rock brasileiro dos anos 80 e 90 e tem profunda admiração por alguns nomes do rap nacional e internacional, que veio a ter contato ainda na adolescência.

Formado em Comunicação Social, por alguns anos teve que conciliar a música com o escritório, mas essa relação ficava cada vez mais desgastada e, na internet, alternava a publicação de pensamentos em seu blog “Máximas Retianas” com o lançamento de alguns singles. Tempos em que se apresentava de graça nas ruas da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, e participava das tradicionais batalhas de MC’s.

Através da internet, seus singles correram pelo Brasil na internet. Ret se juntou ao beatmaker Henrique “Mãolee” e lançou o projeto DJ + MC intitulado “Numa Margem Distante”, em 2009. As apresentações começaram a ganhar mais frequência no cenário underground; o rapper mais notoriedade; e a ideia de lançarem um selo independente se fortaleceu. Em 2011, junto com seu DJ e outro amigo rapper, Daniel Shadow, Filipe Ret lançou a TuduBom Records. 

Em 2012, após alguns meses de trabalho em estúdio e muita determinação para levar suas composições para todos os cantos do país, Ret lançou seu primeiro disco, “VIVAZ”. O trabalho tem 10 composições de sua autoria. Seis dos 10 beats instrumentais são do Mãolee, com influências de jazz, blues e rap underground. A mixagem ficou por conta de Daniel Shadow, que também contribuiu com um instrumental e sua participação em duas faixas.

A turnê “VIVAZ” vem conquistando os quatro cantos do país, contribuindo para o crescimento da cena do rap nacional. 
Seu primeiro clipe, da faixa "Neurótico de Guerra”, lançado pouco antes do disco VIVAZ já passa dos 3 milhões de views. Seu segundo clipe, “D.U.T.U.M.O.B.” foi lançado em 2013 e, em menos de 24h, foi acessado por mais de 160 mil pessoas.

O MC já dividiu palcos com expoentes da música, como Marcelo D2, Gabriel Pensador, Racionais MC’s, MV Bill e segue se apresentando em importantes palcos e festivais como Circo Voador, Fundição Progresso, Virada Cultural Paulista, Metropolitan SP, Via Show, dentre outros.

Copyright © Blitz Produtora - Shows e Eventos
Blitz Produtora - Shows e Eventos